Gestão de Recursos Humanos

Categorias

Licenciatura

Gestão de Recursos Humanos

Apresentação

O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS) configura-se como resposta às crescentes necessidades do País ao nível de formação técnica/superior dos seus recursos humanos, constatadas no mercado de emprego nacional, pasmadas no Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ) e Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) de longo prazo (Angola 2025). Visa colmatar as insuficiências da oferta formativa ao nível da gestão de pessoas.

A Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos do CIS oferece um curriculum que atribui uma grande importância às competências transversais, para além das competências técnicas, indispensáveis à gestão estratégica de pessoas nas organizações. O conhecimento académico é aprofundado através da sua aplicação em contextos diversificados de trabalho e de registo intercultural.

Os conteúdos programáticos do curso promovem uma aprendizagem alicerçada,  numa pedagogia activa, onde o aluno é protagonista da sua própria aprendizagem. Paralelamente, o curso envolve também os alunos em actividades como planeamento,   preparação e organização de conferências, jornadas, workshops e outras actividades.

Objectivo

O Curso de Gestão de Recursos Humanos tem como principal objectivo a preparação de profissionais de Recursos Humanos, treiná-los para as principais técnicas actuais exigidas para o desempenho eficaz das funções de Gestor de Recursos Humanos e familiarizá-los com as práticas e os modelos mais modernos e avançados.

Objectivos globais do curso

Os objectivos educativos do curso são os que se apresentam a seguir:

  • Proporcionar aos alunos metodologias, técnicas e ferramentas de trabalho específicas da área de Gestão de Recursos Humanos (planear e analisar funções; organizar; gerir e avaliar a formação; gerir carreiras e remunerações; executar acções de relações públicas; elaborar diagnósticos de intervenção nas organizações; diagnosticar conflitos em contextos organizacionais, etc.);
  • Desenvolver capacidades de investigação aplicada nos domínios da Gestão de Recursos Humanos, familiarizando os alunos com as modernas metodologias e com as actuais técnicas no domínio da gestão de pessoas;
  • Procurar incentivar nos alunos a autonomia pessoal, o espírito crítico e de liderança e o gosto pela inovação e mudança, num contexto de convergência de objectivos individuais e organizacionais;
  • Proporcionar uma sólida base deontológica para a integração profissional.

Saidas Profissionais

A Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos forma profissionais habilitados a exercerem, designadamente, as seguintes funções e actividades:

  • Auditorias sociais;
  • Técnicos de Recursos Humanos;
  • Gestores de Empresas;
  • Gestores de Comportamentos Organizacionais;
  • Gestores de Comunicação;
  • Relações Públicas.

Plano Curricular