Sociologia

DURAÇÃO:
4 anos
IDENTIFICAÇÃO:
01
CRÉDITO:
5

Categorias

Licenciatura

Sociologia

Apresentação do Curso

O Curso de Sociologia existe no Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais desde 2009 e responde pelo mesmo um Coordenador do Curso coadjuvado por um Secretário-Geral do Curso. A Coordenação do Curso Superior de Sociologia tem a incumbência de zelar pelas premissas atinentes ao antes e depois do curso, desde a criação da grelha curricular, os aspectos científicos e pedagógicos, o recrutamento e selecção do corpo docente, assim como o controlo da actividade docente e discente, em prol da produção e promoção de uma qualificação tangível e sustentada.

Objectivos do Curso

  • Visa a formação de sociólogos com uma sólida preparação científica e actualizada em sociologia, com competências analíticas, reflexivas e operatórias importantes para a sua inserção profissional, com um posicionamento valorizante da aprendizagem ao longo da vida e com uma expressiva qualificação cultural e de cidadania;
  • Procura responder as exigências da compreensão das transformações do meio sociocultural em que o indivíduo age e reage, para determinar as incidências de tais condições e transformações sobre os comportamentos individuais e de grupo, principalmente nas sociedades africanas com maior incidência na angolana.

Saídas Profissionais

  • Nas Autarquias: Desenvolvimento regional e local, ao nível da intervenção urbanística, ambiental e animação local; Gestão do património cultural, marketing e publicidade, animação cultural.
  • Na administração Pública Central e Local: Desenvolvimento de políticas sociais, nomeadamente em projectos de luta contra a pobreza e exclusão social, administração escolar, administração hospitalar e políticas de emprego.
  • Nas instituições de Ensino e Investigação: Docência, empresas e gabinetes de estudo e projectos, técnicos de orientação vocacional/profissional, investigadores sociais.
  • Nas Empresas: Formação Profissional; Organização do trabalho; Gestão de recursos humanos.

Plano Curricular