Enfermagem


Apresentação do Curso


 

Os enfermeiros constituem uma comunidade profissional e científica de grande relevância no funcionamento do sistema de saúde e na garantia a cuidados de saúde de qualidade da população. Por conseguinte, a formação inicial é fundamental para a preparação para um exercício profissional responsável, ético e humano dada a complexidade e imprevisibilidade dos contextos sociais e ambientais.

O Curso de Licenciatura em Enfermagem do CIS visa conferir uma formação científica, técnica, humana e cultural de excelência, no âmbito da prestação, da gestão e da investigação em cuidados de enfermagem à pessoa/família/grupo/comunidade, no decurso do seu ciclo vital, atendendo aos diferentes níveis de prevenção.

 

Objectivo


 

O Curso de Enfermagem objectiva formar profissionais aptos a actuar nos diferentes campos do Enfermagem, de forma consciente, racional, ética e  humana, assegurando o progresso e a dignificação da profissão.

 

Objectivos globais do curso


 

Os objectivos educativos do curso são os que se apresentam a seguir:

 

 

Por outro lado, os objectivos globais instrutivos são:

 

 

Competências do graduado


 

O graduado estará preparado em termos de saberes, competências e habilidades necessárias à formação profissional, o compromisso social, o respeito à diversidade, à ética, à solidariedade, à liberdade, à justiça; à autonomia intelectual; a postura crítica. A capacidade crítica desenvolvida servirá ao licenciado em Enfermagem para compreender o Enfermagem, a sua função social e desenvolver competências comunicacionais, de forma preservar relações terapêuticas com o cliente/família, em relação com o ambiente e em contexto comunitário; comunicar com consistência a informação relevante e comunicar eficazmente na equipa multidisciplinar.

 

Saídas Profissionais


 

Exercer funções em meio hospitalar, público ou privado, em diferentes serviços, na área da saúde pública e ainda em diferentes organizações no âmbito da enfermagem.




INFORMAÇÕES